Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Preços de aluguel caem em 2015

Quem está à procura de alugar um imóvel no Brasil, certamente está feliz com as estatísticas que indicam uma vertiginosa queda nos preços de aluguel em 2015. As principais metrópoles e cidades brasileiras registraram uma diminuição nos preços de aluguel, fomentando a procura pela locação de imóveis em diversas regiões do país.

Publicado por Sophia Parente
há 8 anos

Algumas das causas para essa queda são a crise econômica, as incertezas quanto ao rumo da economia do país, bem como a suposta “bolha imobiliária” que, supostamente, inflou os preços dos imóveis no Brasil a um patamar derradeiro.

Tudo isso contribui para a queda dos preços de aluguel. Não é raro encontrar imóveis desocupados nos grandes centros urbanos, e isso também justifica uma diminuição nos preços, tudo com o objetivo de conseguir locatários e evitar que as propriedades fiquem vazias, gerando prejuízo aos proprietários.

Queda nos preços pode passar de 6%

Segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha os preços de aluguéis residenciais em nove cidades brasileiras, o preço médio de aluguel residencial acumula uma queda de 2% no ano.

Na opinião de especialistas no mercado imobiliário, a principal razão para a queda nos preços é, justamente, a grande quantidade de imóveis vazios e o baixo número de pessoas com recursos financeiros disponíveis para pagar aluguéis altos. Assim, os proprietários são obrigados a reduzirem preços para aumentar a oferta.

Veja a oscilação nos preços de aluguel de alguns dos principais centros urbanos brasileiros entre dezembro de 2014 e setembro de 2015, de acordo com o Índice FipeZap:

  • Rio de Janeiro: -6,1%;
  • Curitiba: -4,0%.
  • São Paulo: -2,0%.

Algumas regiões que foram na contramão das tendências do mercado e apresentaram uma elevação nos preços foram Porto Alegre (+0,4%), Brasília (+1,1%) e Salvador (+5,6%).

Bom momento para barganhar um bom imóvel

Segundo dados do “Diário do Grande ABC”, o atual momento do mercado imobiliário vem fazendo com que os preços de aluguel residencial sejam reduzidos em até 50%.

Quem fecha um contrato de aluguel residencial no cenário atual não pode deixar de tentar negociar e barganhar, pois há grande oferta e pouca demanda, e tudo que um proprietário de imóvel não quer é ficar com sua unidade residencial fechada, gerando prejuízos.

O atual momento é ideal, principalmente, para quem procura alugar imóveis nas regiões do Rio de Janeiro, São Paulo ou Curitiba, cidades que apresentaram a maior queda nos preços. Casas para alugar em Atibaia, aluguel residencial em Niterói ou a locação de uma casa em Curitiba tendem a apresentar bons preços e grandes possibilidades de negociação.

Planejamento pode render preços ainda menores

Muitas pessoas têm feito um planejamento que envolve buscar casas para alugar em 2016, apostando em uma queda ainda mais forte dos preços. Com efeito, o cenário de crise econômica, arrocho fiscal, queda de salários e elevação de desemprego contribui para que o próximo ano intensifique uma diminuição dos preços.

Quem não tem pressa para encontrar um imóvel para alugar pode se planejar para alugar uma casa em 2016. Dessa forma, é possível consultar diversas imobiliárias e sites imobiliários, encontrar o imóvel ideal e, desde já, iniciar negociações com o proprietário para encontrar o melhor preço de aluguel residencial disponível.

  • Publicações5
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações121
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/precos-de-aluguel-caem-em-2015/268644376

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)